Resposta ao Trauma: Agradar e Apaziguar

As respostas de sobrevivência mais conhecidas diante de uma situação ameaçadora são: Fuga, Luta, Congelamento e Colapso.

Existe, no entanto, outra resposta de adaptação mais complexa denominada ‘Agradar e Apaziguar’, em que a pessoa busca evitar conflitos e maiores riscos através de comportamentos sociais de amabilidade, passividade e submissão. Assim, o indivíduo tem dificuldade de perceber e respeitar as próprias necessidades, colocar limites e expressar opiniões, discordâncias, desejos ou preferências, o que gera diversas consequências indesejadas.

No webinário serão discutidas as prováveis origens desta resposta adaptativa, suas principais características e impactos negativos, a diferenciação entre comportamentos funcionais e disfuncionais de agradar e apaziguar, sinais indicativos desta resposta no processo psicoterápico, assim como os principais objetivos do tratamento, desafios e formas de manejo de casos em que esta resposta é relevante.

Sobre Albina Torres

Albina Rodrigues Torres é médica psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) – UNESP, com Mestrado e Doutorado pela UNIFESP e pós-doutorado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. Docente na FMB por 35 anos, atuou no curso de Graduação em Medicina, no programa de Residência Médica em Psiquiatria e no curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, além de ter criado e coordenado o Ambulatório de Transtornos Ansiosos e Obsessivo-Compulsivos (ATAOC) do Hospital das Clínicas da FMB. Como pesquisadora, dedicou-se principalmente às áreas de transtornos de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo, epidemiologia psiquiátrica e saúde mental do estudante de medicina. Começou sua formação em Brainspotting em 2017 e, desde então, tem se dedicado principalmente ao estudo dos transtornos relacionados ao trauma e seu tratamento psicoterápico. Atualmente é docente voluntária na FMB, atuando em cursos e atividades de promoção de saúde mental voltadas à comunidade acadêmica.

Resposta ao Trauma: Agradar e Apaziguar com Albina Torres

Data: 5 de abril de 2022
Horário: de 19h às 20h (horário de Brasília)
Valor: Associados adimplentesGRATUITO / Público em geral – R$45,00
O webinário será gravado e ficará disponível por 30 dias.
Inscrições realizadas após as 20h de 11 de abril receberão apenas a gravação.