FORMAÇÃO EM BRAINSPOTTING

O Brainspotting é uma terapia baseada no cérebro e somente profissionais com graduação em Psicologia ou Medicina com residência em Psiquiatria ou formação em Psicoterapia podem ser brainspotters.

Esta é uma abordagem que pode ser facilmente associada à terapia clínica e também aos mais diversos cenários e situações como no serviço público e atendimento de grupos.

O primeiro passo para formar-se em Brainspotting é procurar um dos treinadores brasileiros. No momento, temos sete profissionais habilitados e atuando como treinadores desta abordagem.

O treinamento é dividido em fases, sendo que ao todo, temos quatro fases de formação. É preciso iniciar-se com a Fase 1, mas as outras fases não precisam ser feitas em sequência. As fases 1 e 2 são ministradas por treinadores, mas as fases 3 e 4 são ministradas exclusivamente por David Grand, descobridor da terapia.

ENTENDA AS FASES DO BRAINSPOTTING

FASE 1

Ao matricular-se na Formação em Brainspotting – Fase 1, o profissional passa por um curso de três dias, com carga horária total de 21 horas.

Nesta fase, o aluno recebe uma apostila, um conjunto de músicas bilaterais desenvolvidas por David Grand e uma ponteira, instrumento utilizado para localizar o ponto de ativação do cliente. Além disso, também é enviada a versão digital do livro “Brainspotting: A Nova Terapia Revolucionária para Mudança Rápida e Efetiva”, de autoria de David Grand.

O conteúdo programático da primeira fase é composto pela história do Brainspotting, suas bases neurofisiológicas, fundamentação teórica e os conceitos de janela interna e externa, ponto de mirada, janela de tolerância e os cuidados no manejo de casos complexos.

Também há parte prática, onde os formandos vão experimentar a abordagem e aplicá-la em seus colegas.

Depois de passar por todo este processo, é conferido um certificado e o novo brainspotter já pode se associar à Brainspotting Brasil.

Logo após o treinamento, o profissional já pode utilizar o Brainspotting em suas atividades.

FASE 2

Ao matricular-se na Fase 2 em Brainspotting, o profissional (que já deve ter passado pela Fase 1) vai aprender a trabalhar com o Brainspotting de um olho só. Por isso, recebe a apostila do treinamento e dois pares de óculos especialmente preparados para deixar à mostra apenas um dos olhos do cliente.

Nesta Fase, ministrada por um dos sete treinadores brasileiros atuantes, o aluno terá como conteúdo programático a revisão da Fase 1, o Brainspotting de um olho só, o Eixo Z e Vergence Therapy, o conceito de janelas externa e interna e externa avançada, o Brainspotting de rolamento e a moldura de recurso da combinação do Brainspotting de um olho e de Eixo Z.

Assim como na Fase 1, a carga horária total do curso é de 21 horas em três dias de aprendizado. Também há a parte prática, onde o profissional experimentará o que foi aprendido e aplicará em seus colegas.

Após a conclusão, é conferido um certificado de formação e o profissional já estará apto a trabalhar com os conhecimentos da Fase 2 de Brainspotting.

FASE 3

Para formar-se em Fase 3 de Brainspotting é preciso passar por um treinamento especial com o descobridor da abordagem, David Grand.

Este é um evento de três dias promovido pela TraumaClinic e durante o curso, o profissional, que já deve ter passado pela Fase 1, terá dois dias de manejo clínico de novas técnicas de janela interna e externa em combinação, o Brainspotting de mirada (avançado), Eixo Z com varreduras, proximação e distância, Brainspotting duplo ativação e recurso e o Brainspotting com partes (estados de ego).

Já o terceiro dia de treinamento é prático, com trabalhos em performance e melhora de desempenho: modelo de trauma no esporte, aplicações da criatividade e desempenho artístico (atores e teatro).

Assim como nas outras fases, o aluno recebe apostila e certificado. Não é preciso ter passado pela Fase 2 para fazer a Fase 3 com David Grand. A exigência é ter feito, no mínimo, a Fase 1.

FASE 4

Num treinamento de três dias com David Grand, o profissional brainspotter terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na abordagem e aprender três novas técnicas: Modelo de Expansão, Dreamspotting e Bodyspotting.

Este é um evento exclusivo da TraumaClinic e após passar pela formação, o aluno recebe um certificado. Apesar de ser recomendado que o profissional tenha passado pelas Fases  2 e 3, este não é um pré-requisito. A exigência é ter feito, no mínimo, a Fase 1.

CONTATO

E-MAIL
CONTATO@BRAINSPOTTING.ORG.BR