Crescimento Pós-Traumático

Ao passar por experiências potencialmente traumáticas, algumas pessoas desenvolvem sintomas psicopatológicos diversos, incluindo os do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Entretanto, transformações positivas também podem ocorrer em indivíduos traumatizados, fenômeno que vem sendo muito estudado nas duas últimas décadas, e que é conhecido como “Crescimento Pós-Traumático” (CPT).

Assim, o sofrimento associado ao trauma pode ser catalisador de mudanças positivas profundas na forma de o indivíduo sentir, pensar, se comportar e se relacionar. Tal processo inclui o desenvolvimento de novos valores, significado e propósito de vida, mais autenticidade, aceitação, apreciação, força, coragem, esperança, solidariedade e compaixão.

No webinário serão discutidos os fatores envolvidos no CPT e seus diferentes domínios, as principais características e consequências do CPT, as populações mais estudadas, assim como a possibilidade de CPT secundário nos terapeutas.

Sobre Albina Torres

Albina Rodrigues Torres é médica psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) – UNESP, com Mestrado e Doutorado pela UNIFESP e pós-doutorado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. Docente na FMB por 35 anos, atuou no curso de Graduação em Medicina, no programa de Residência Médica em Psiquiatria e no curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, além de ter criado e coordenado o Ambulatório de Transtornos Ansiosos e Obsessivo-Compulsivos (ATAOC) do Hospital das Clínicas da FMB. Como pesquisadora, dedicou-se principalmente às áreas de transtornos de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo, epidemiologia psiquiátrica e saúde mental do estudante de medicina. Começou sua formação em Brainspotting em 2017 e, desde então, tem se dedicado principalmente ao estudo dos transtornos relacionados ao trauma e seu tratamento psicoterápico. Atualmente é docente voluntária na FMB, atuando em cursos e atividades de promoção de saúde mental voltadas à comunidade acadêmica.

Crescimento Pós-Traumático com Albina Torres

Data: 12 de abril de 2022
Horário: de 19h às 20h (horário de Brasília)
Valor: Associados adimplentesGRATUITO / Público em geral – R$45,00
O webinário será gravado e ficará disponível por 30 dias.
Inscrições realizadas após as 20h de 11 de abril receberão apenas a gravação.