Notícias

Brainspotting, Uma Nova e Revolucionária Psicoterapia para Mudanças Rápidas e Eficientes

Vídeo Institucional da Associação Brasileira de Brainspotting.

Apresentação do Brainspotting: o que é, suas bases científicas e neurofisiológicas, depoimentos de psicoterapeutas e pacientes.


Veja informações a respeito da formação em Brainspotting:
http://www.brainspotting.org.br/search/label/Formacao


0 comentários

  1. Caro Luiz Ferreira,
    Obrigada por suas ricas contribuições. Este é um vídeo produzido pela Associação Brasileira de Brainspotting, com o intuito de divulgar o Brainspotting para o público em geral, por isto buscamos passar de forma resumida tanto explicações teóricas, quanto depoimentos para ilustrar e despertar o interesse tanto de pacientes, quanto de psicólogos e psiquiatras que podem vir a se interessar em iniciar a formação neste método.
    Como o vídeo tem apenas 15 minutos está longe de esgotar um assunto tão vasto e complexo como o Brainspotting que tem por base os mais atuais princípios da Neurociência.
    Estou entendendo que ficou interessado em se aprofundar nestes estudos. Desta forma poderá consultar o site http://www.brainspotting.org.br/search/label/Artigo, onde irá encontrar artigos científicos como o publicado na Revista Debates em psiquiatria " Brainspotting: uma nova abordagem psicoterápica para o tratamento do trauma" da psiquiatra Cíntia Fuzikawa e o artigo publicado na revista científica Medical Hypotheses em 2013 e traduzido pela associação nesta ano cujo autor é o próprio criador do método David Grande com o psiquiatra Frank Corrigan "Brainspotting: uma hipótese Neurobiológica" Também lá irá encontrar outros vídeos, entrevistas, livros que podem te auxiliar em sua busca.

  2. Desculpe não te chamar pelo nome, mas em sua mensagem não pude localizá-lo.

    De fato esse vídeo é apenas uma apresentação. Tem por objetivo despertar a curiosidade das pessoas a respeito do Brainspotting.

    Para um melhor entendimento é necessário aprofundar em outro materiais.
    Você é profissional da área ou está interessada no tratamento?

    Um exemplo é disso é o artigo da Dra Cíntia Fuzikawa na Revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Nesse artigo ela explica de forma clara e resumida os principais fundamentos do Brainspotting: http://www.brainspotting.org.br/2015/06/brainspotting-na-revista-debates-em.html

    Em nosso site também temos outros artigos mais específicos:
    http://www.brainspotting.org.br/search/label/Artigo

    Além de vídeos que abordam questões do Brainspotting de forma mais aprofundada:
    http://www.brainspotting.org.br/search/label/Video

    Obrigado pela colaboração.

  3. Gostei muito do vídeo. Notei uma aproximação com os protocolos da EMDR, e sei o quanto dessensibiliza traumas. Percebo que é mais uma "ferramenta" de grande utilidade na prática terapêutica. Eu gostaria de agregar aos meus conhecimentos esta técnica. Sou psicanalista e hipnoterapeuta.Posso me associar e obter acesso a curso de formação do brainspotting? Parabéns a vocês por terem criado esta associação no Brasil. Abraços!

  4. Marcos,
    Para ser associado você deve realizar primeiro a formação que é reconhecida e gerida diretamente com supervisão de David Grand. Hoje os critérios de formação no Brasil são os mesmo do EMDR.
    Entretanto, mesmo o EMDR sendo uma das bases do Brainspotting (BSP), assim como a Experiência Somática, o BSP tem um processo bastante diferente de ativação e acesso as áreas de auto regulação do cérebro. O que não impende um uso integrado e complementar de ambos na prática clínica.

  5. As Psicoterapias quando aplicadas por profissionais competentes e com responsabilidade, o resultado, só pode ser vitorioso. E o vídeo nada mais é que um marketing de uma técnica com o mesmo propósito. Acredito eu. Parabéns a equipe!

  6. Angela,

    De fato, toda terapia aplicada com responsabilidade e ética e por um profissional devidamente habilitado vai trazer bons resultados.

    O que queremos mostrar com esse vídeo é o quanto os conhecimentos sobre o cérebro podem ajudar e potencializar os resultados da terapia. Vou te indicar um vídeo onde eu falo mais teoricamente a esse respeito:

    http://www.brainspotting.org.br/2017/06/cerebro-e-psicoterapia.html

    Vai ser um prazer dialogar contigo mais um pouco.

    Abraços

    Daniel

Deixe uma resposta